Foi na caSa roSa, dia 01/10/10…

Publicado: 01/10/2010 por edubcastro em Casa Rosa

Desfazendo as ambiguidades!

Você, leitor, é um intérprete! Parabéns… MAS, o que você usa para interpretar as informações que chegam à sua mente? O que você procura, na verdade,  quando lê uma poesia, ou um recado deixado pela filha apressada, ou ainda uma receita de bolo, um ensaio filosófico, uma carta de amor (ops) ou até um ‘post’ num blog?  

Na caSa roSa dessa semana, vamos pensar juntos sobre, pelo menos, duas formas de interpretar o texto: Uma subjetiva (você dá o sentido ao texto) e uma objetiva (você percebe que o sentido está lá, no próprio texto)!

Neste tema, John Piper, escreve:

[sobre a interpretação subjetiva…] “Já que não podemos conhecer a realidade objetiva fora de nós mesmos, também não pode haver um sentido objetivo naquilo que escrevemos. Então, interpretação não significa tentar descobrir qualquer coisa objetiva que um autor colocou num texto, mas simplesmente significa que nós expressamos as idéias que entram na nossa cabeça à medida que lemos.” John Piper, in ‘Não Jogue sua Vida Fora’, pág. 22.

[sobre a interpretação objetiva] “Os escritores desenvolveram configurações unificadas de pensamento. […] Isso significava que, em cada parágrafo, devemos perguntar como cada parte se relacionou com as outras partes, a fim de dizer uma só coisa coerente.” John Piper, in ‘Não Jogue sua Vida Fora’, pág. 24.

Venha à caSa roSa , às 20[:30]h e [re]pense conosco: tentaremos te interpretar!

Anúncios
comentários
  1. Gessé Filho disse:

    Confesso que fiquei meio desanimado a hora que cheguei…que assunto mais, hum…chatinho! hahehe…Será que vamos chegar em algum lugar!? Cheguei a pensar… Mas eu gostei da visão de cada um ali(quem falou) e também do fato de estarmos buscando Deus de uma maneira que julgo ser bem ampla…com emoção razão, diversão….com vida, e vida criativa em abundância, pluralidade que se baseia em uma só rocha, fonte de toda vida e cor… =) Deus tenha misericórdia de nós, por ela não nos saciearemos só com discussões, e não deixaremos elas de lado! Nos ensina a contar nossos dias! =) Nos ensina Deus, para que nós ensinemos os outros =) para que outros sejam próximos, e não outros!

    Abraço pessoar! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s